sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O fisioterapeuta como profissional de suporte à parturiente


A assistência profissional atual ao processo do parto é muitas vezes organizada de acordo com as necessidades das instituições e não das parturientes, e por isso vem exigindo atitudes e procedimentos que priorizem a qualidade da atenção prestada, ultrapassando o modelo de atenção centrado apenas no monitoramento e controle de risco.
Se o processo de gestar e parir forem encarado como um evento biopsicossocial, onde a escolha de procedimentos que permitam a participação ativa da mulher pode facilitar a promoção da saúde, a proteção ao nascimento e tornar esta experiência muito satisfatória para a mulher.
No Brasil o programa de humanização do parto e nascimento lançado em 2000 pelo Ministério da Saúde, vem tentando recuperar a participação mais ativa da gestante de baixo risco durante o processo de parturição, buscando implementar condutas baseadas em evidências científicas, incentivo ao parto vaginal, e assistência menos intervencionista.
A presença do fisioterapeuta no acompanhamento do trabalho de parto não é uma prática estabelecida em nossa sociedade e muito menos incluída no sistema de saúde. Porém, o fisioterapeuta tem a importante função de orientar e conscientizar a mulher para que ela desenvolva  toda a sua potencialidade, que será exigida neste momento, tornando-a mais segura e confiante.
A dor no trabalho de parto e parto é um importante obstáculo que pode ser encarado e vivenciado de forma positiva pela mulher e por seus familiares. Para isso, ela necessita estar preparada e consciente da necessidade de manter-se calma e relaxada durante todo o trabalho de parto.
A intervenção fisioterápica na assistência obstétrica de baixo risco, como parte da rotina da equipe, valoriza a responsabilidade da gestante no processo, por meio do uso ativo do próprio corpo.  A mobilidade corporal durante o processo de parturição, envolve interação de fatores fisiológicos, psicológicos, culturais e principalmente, o apoio e a orientação da equipe obstétrica. A ação do fisioterapeuta é um fator estimulante para que a mulher se conscientize de seu corpo ativo pode ser uma ferramenta para facilitar o processo do trabalho de parto e trazer-lhe satisfação com a experiência do nascimento.
Algumas técnicas fisioterápicas podem ser aplicadas à parturiente de baixo risco para proporcionar conforto, alívio da dor, relaxamento e confiança em relação ao próprio corpo. Estimulando à deambulação, adoção de posturas verticais, exercícios respiratórios, analgesia através da neuroestimulação transcutânia (TENS), massagens, banhos quentes, crioterapia e relaxamento.
Para quem quiser ler e salvar o artigo, aqui está o link para o texto completo na SciELO: Artigo


Algumas posições que ajudam na hora do parto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário