domingo, 29 de maio de 2011

FISIOTERAPIA NA OBSTETRÍCIA

A fisioterapia na obstetrícia oferece as futuras mamães bem estar, e qualidade de vida através de exercícios específicos para gestantes, pilates e massagens específicas para essas mulheres, além de dar suporte em todas as fases da gestação, preparando-as para o parto e auxiliando quanto aos cuidados com o bebê, amamentação e principais dúvidas.

Pilates e exercícios específicos para gestantes:
O corpo muda rapidamente durante a gestação, o que causa desconforto, dores e má postura. Mas tudo isso pode ser amenizado com o método de condicionamento físico Pilates.
Benefícios:
·         Trabalho da respiração
Melhora a sensação de cansaço; a ativação de músculos do tronco e abdome; a melhora da consciência corporal que além de corrigir a postura ajuda a acalmar.
·         Fortalecimento da musculatura do abdome
O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa a musculatura mais profunda, sendo importante durante a gravidez.
Fortalecimento do assoalho pélvico e preparação para o parto

Um assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de contrair e relaxar com mais facilidade durante o parto, melhora, promove a rápida recuperação e cicatrização, auxilia na reconquista de boa qualidade muscular após o parto, previne incontinência urinária, além de promover a estabilidade da musculatura postural.
·         Otimização da postura
Durante a gestação, o crescimento do útero promove um deslocamento do centro de gravidade que por sua vez conduz às alterações posturais típicas da gravidez, além de trazer desconfortos musculares como a lombalgia, muito comum em gestantes. Com a prática assídua do Pilates, os músculos responsáveis pela postura são ativados através de um trabalho de reeducação de movimento e isso ajuda a amenizar os quadros de dor.
·         Fortalecimento dos membros superiores e inferiores
No Pilates, todo o corpo é trabalhado, assim tanto os braços quanto às pernas serão fortalecidos para ajudar a futura mamãe a ter qualidade de vida durante a espera e durante os cuidados com o bebê como carregar e amamentar.
·         Bem estar físico e mental
Os exercícios do método associados com a respiração e concentração promovem um relaxamento e um bem estar físico e mental às gestantes.
·         Qualidade de vida
A soma de todos os benefícios citados anteriormente possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e conseqüentemente do bebê.

Massagem para Gestante:
A massagem transporta à mãe os seguintes benefícios físicos e emocionais:
-  Ajuda a manter a hidratação, elasticidade e flexibilidade do corpo. Ao manter um nível alto de elasticidade na pele, diminui o risco de aparecimento de estrias.
-  Melhora o sono.
-  Melhora a postura.
- Alívio da dor nas pernas e melhorias nas cãimbras.
-  Regula os movimentos intestinais.
-  Alívio da dor de costas.
-  Estimulação da circulação sanguínea e linfática.
-  Menor retenção de líquidos.


Acompanhamento no parto: 
Acompanha a gestante desde o início do trabalho de parto, auxiliando nas posturas que ajudam no trabalho de parto, massagem para alívio de dor e relaxamento, suporte emocional, além de fazer com que o seu parto seja humanizado e único.


Consultoria em Amamentação:
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança.
A assessoria sobre aleitamento materno, instrui sobre as posturas adotadas, como realizar a amamentação, a extração de leite e sua conservação, além de como prevenir fissuras, mastites, ingurgitamento mamário, entre outros.

Consultoria para casais grávidos:
Orientação humanizada e individualizada sobre principais cuidados como o bebê, como banho, sono, alimentação, cuidados com o umbigo entre outros. Preparando os futuros pais a cuidarem com segurança e tranqüilidade dessa nova vida que vai chegar.

Puerpério
O objetivo da fisioterapia nesta fase é prevenir e tratar disfunções muscoloesqueléticas e uroginecológicas (como perdas urinárias, disfunções sexuais e queda do órgão pélvico), diminuir dores e desconfortos e aos poucos iniciar um programa de exercícios que visa recuperar a sua forma física.
Shamtala

Shamtala é uma massagem indiana milenar que proporciona inúmeros benefícios no desenvolvimento global do bebê, tais como:
·         Amplia o contato com o bebê e fortalece o vínculo mãe – pai - bebê
·         Ativa a circulação sanguínea e linfática;
·         Promove o relaxamento, diminuindo stress;
·         Tranqüiliza e melhora qualidade do sono;
·         Alivia gases, cólicas ou prisão de ventre;
·         Amplia capacidade respiratória;
·         Aumenta resistência imunológica;
·         Auxilia no desenvolvimento motor;
·         Os pais aprendem a conhecer melhor o bebê.

Dra. Nayara Rodrigues Gomes
Fisioterapeuta e Educadora perinatal
Contatos: (62) 82144894
Espaço Integrar: (62) 30934974
            


Nenhum comentário:

Postar um comentário